O CDS-PP vai avançar com uma moção de cencura contra o Governo. Segundo o jornal Expresso, os centristas querem que todos os partidos esclareçam se mantêm a confiança no Executivo de António Costa.
A moção de censura foi discutida numa reunião da comissão executiva do partido, que se realizou à hora de almoço.
De acordo com fontes da direção de Assunção Cristas, ouvidas pela Lusa, o CDS vai invocar vários falhanços do Executivo, afirmando-se que o Governo está desorientado e "já não governa".
O texto da moção de censura do CDS-PP será divulgado esta sexta-feira e entregue ainda no parlamento.
Previsivelmente, a moção de censura deverá ser discutida na próxima semana, e a agenda parlamentar terá que ser ajustada, dado que quinta-feira está agendado um debate quinzenal com o primeiro-ministro.
A três meses das Europeias, os centristas aproveitam o embalo da contestação social para testar a resistência do Governo.
É a segunda vez que Assunção Cristas recorre a este instrumento parlamentar contra o Governo de António Costa. A primeira foi em outubro de 2017, depois da tragédia dos incêndios. A moção, que teve os votos favoráveis de CDS e PSD, acabou chumbada pelos parceiros do Governo, PS, PCP, BE e Verdes e PAN.