A diretora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, Maria Fernanda Barbosa, apresentou a demissão, depois de reclusos terem feito uma festa na prisão e partilhado em direto no Facebook.
O pedido de demissão foi feito ao diretor geral de Reinserção e Serviços Prisionais, e confirmado esta sexta-feira através de um comunicado do Ministério da Justiça, que adianta ainda que já foi "formulada uma proposta para a sua substituição".
"Numa manifestação de dignidade, de respeito pelos serviços e de defesa do interesse público", Maria Fernanda Barbosa "apresentou ao senhor diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais o pedido de demissão do lugar de diretora daquele equipamento prisional".
No texto, o ministério agradece o "profissionalismo e dedicação com que sempre exerceu as suas funções".
A demissão acontece depois das imagens de uma festa de reclusos da prisão de Paços de Ferreira terem sido partilhadas em direto na rede social Facebook.
No Parlamento, esta semana, a agora ex-diretora recusou-se a falar sobre as festas, limitando-se apenas a dizer que o caso estava a ser investigado.
Depois dos vídeos, o sindicato dos guardas prisionais denunciou que há vários guardas prisionais e funcionários da prisão de Paços de Ferreira identificados pela entrada de droga e de telemóveis.
O caso levou a uma rusga esta sexta-feira, prisão de Paços de Ferreira, que resultou na apreensão de diverso material proibido. Foram apreendidos telemóveis, drogas e seringas.
O que falhou na cadeia de Paços de Ferreira?
João Sousa, membro da Associação de Apoio ao Recluso, e Jorge Alves, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, estiveram, na segunda-feira, na Edição da Noite, onde analisaram o caso.