País

Morreu Arnaldo Matos, fundador do MRPP

O fundador do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP) Arnaldo Matos morreu hoje de madrugada, aos 79 anos, vítima de doença, informou fonte do partido.

Morreu Arnaldo Matos, fundador do MRPP
ANTÓNIO COTRIM/ LUSA

Advogado e ativista político, Arnaldo Matos era natural de Santa Cruz, na ilha da Madeira.

Foi fundador e dirigente do PCTP-MRPP na década de 1970 e continuava ligado ao partido apesar de já não desempenhar qualquer cargo.

Em comunicado enviado às redações, o PCTP/MRPP destaca o seu fundador como "um incansável combatente marxista que dedicou toda a vida ao serviço da classe operária e a lutar pela revolução comunista e por uma sociedade sem classes".

"A sua obra e o seu exemplo de grande e intrépido dirigente comunista que foi perdurarão para sempre na memória da maioria dos trabalhadores portugueses e constituirão um guia na luta do proletariado revolucionário e dos comunistas pelo derrube do capitalismo e pela instauração do modo de produção comunista e de uma sociedade de iguais", acrescenta a nota.

Em entrevista ao Expresso, no final do ano passado, Arnaldo Matos confessava:

“Faço 80 anos em fevereiro. Sei que vou morrer, e não tenho medo. Sou comunista. Mas o simples facto de não saber quando irrita-me solenemente porque não sei se terei tempo para fazer todas as coisas que quero".

Arnaldo Matos faria 80 anos a 24 de fevereiro.

Os militantes do partido descreviam-no como "o grande educador da classe operária".