País

Marcelo promulga diploma sobre contagem do tempo de serviço dos professores

Promulgação permitirá aos docentes recuperar parte da carreira já este ano.

Marcelo promulga diploma sobre contagem do tempo de serviço dos professores
Pedro Nunes

O decreto do Governo que repõe dois anos, nove meses e 18 dias do tempo de serviço dos professores congelado foi hoje promulgado pelo Presidente da República, o que permitirá aos docentes recuperar parte da carreira já este ano.

A informação foi confirmada numa nota publicada no site da Presidência da República.

Marcelo justificou a promulgação com a falha nas negociações, defendendo que, caso o diploma nao fosse promulgado, os professores poderiam não ter qualquer recuperação na carreira este ano:

Em dezembro, e depois de falharem as negociações com os sindicatos dos professores, o Governo aprovou a recuperação de dois anos, nove meses e 18 dias do tempo congelado, contra a reivindicação de nove anos, quatro meses e dois dias.

Só que o Orçamento de Estado para 2019, aprovado antes, obrigava o Governo a retomar as negociações com os professores e, por isso, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu vetar o diploma do Governo.

As negociações foram, entretanto, retomadas. Os sindicatos continuaram a reivindicar a devolução integral do tempo congelado e o primeiro-ministro, António Costa, avisou, então, que, se as negociações falhassem, o executivo voltaria a aprovar o decreto que repõe dois anos, nove meses e 18 dias do tempo congelado.