País

Algarve com mar agitado e risco muito elevado de incêndio

Jose Manuel Ribeiro

Aviso amarelo devido à agitação marítima.

O distrito de Faro está este sábado sob aviso amarelo devido à agitação marítima e tem cinco concelhos com risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponível no site do IPMA, no que respeita aos avisos meteorológicos, apenas o distrito de Faro e o arquipélago dos Açores estão sob aviso amarelo, o primeiro devido à forte agitação marítima entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de domingo, sendo esperadas ondas de um a dois metros de altura, e as ilhas devido à possível ocorrência de precipitação.

Relativamente ao risco de incêndio rural, que poderá acompanhar a subida de temperatura esperada para todo o país, é também no distrito de Faro que a previsão é mais preocupante, com os concelhos de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé e Lagos a apresentar risco "muito elevado", o segundo mais grave numa escala de cinco.

O resto do distrito está em risco "elevado" de incêndio, com exceção de Vila Real de Santo António e Lagoa, os únicos concelhos algarvios que não estão sob risco.

Ainda em risco "elevado", encontram-se também os concelhos de Mértola, Almodóvar e Odemira, no distrito de Beja, Marvão, Nisa e Gavião, no distrito de Portalegre, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova, em Castelo Branco, e Mação, no distrito de Santarém.

A previsão aponta para céu geralmente limpo, com períodos de maior nebulosidade durante a tarde, em especial no centro e sul, e vento em geral fraco, mas soprando mais intenso no Algarve e nas terras altas.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida de temperatura e acentuado arrefecimento noturno.Durante o dia de hoje, os termómetros vão chegar aos 26 graus em Setúbal e Santarém.

Em Lisboa vão estar 24 graus, em Faro e no Porto 22.

Para domingo prevê-se 27 graus para Braga, 26 para Leiria, Santarém e Setúbal, 24 para Lisboa e Porto, e 21 para Faro.

Lusa

  • A reação do presidente do Benfica no momento em que se sagra campeão
    0:35