País

Mais de 40 operacionais e um meio áereo combatem incêndio em Vila Verde

Não há populações em perigo.

Um incêndio a lavrar numa zona de floresta em Vila Verde, no distrito de Braga, está a mobilizar um meio aéreo e 44 operacionais.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) de Braga disse que o alerta do incêndio foi dado pelas 06:15 de hoje.

"Não há feridos a registar", nem "populações em perigo neste momento", acrescentou a mesma fonte.A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registava, às 13:45, 22 incêndios rurais, que mobilizavam 398 operacionais, 115 viaturas e sete meios aéreos.

Dos 22 fogos, sete estavam ativos e os restantes em resolução e conclusão. Na sexta-feira, a ANPC alertou para o perigo de incêndio rural, entre sábado e terça-feira, devido à subida da temperatura.

Segundo a Proteção Civil, o risco de incêndio, com níveis "elevado" a "muito elevado", ocorre em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança.

Face a este cenário, a ANPC refere que "a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa".

Lusa

  • A reação do presidente do Benfica no momento em que se sagra campeão
    0:35