País

Concluído estudo de impacte ambiental do aeroporto no Montijo

Em causa está o estudo de Avaliação de Impacte Ambiental do projeto Aeroporto Complementar do Montijo e Respetivas Acessibilidades.

A construção do aeroporto do Montijo pode causar problemas de ruído excessivo e ameaçar algumas espécies de aves, segundo os alertas dos ambientalistas.

A ANA – Aeroportos de Portugal confirmou na sexta-feira que o estudo estava concluído.

"A ANA confirma que, de acordo com o prazo previsto, o EIA está finalizado e a ser submetido, sendo a submissão feita através de carregamento do EIA na plataforma da Agência Portuguesa do Ambiente", afirmou fonte oficial da gestora dos aeroportos portugueses em resposta à agência Lusa.

A ANA e o Estado assinaram em 8 de janeiro o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 e inclui a extensão da atual estrutura Humberto Delgado (em Lisboa) e a transformação da base aérea do Montijo.

O primeiro-ministro disse que não há um plano B para a construção do novo aeroporto complementar de Lisboa. António Costa garantiu também que a obra só avança caso o estudo permita.

Em outubro, uma investigação da SIC descobriu que foi recusado o Estudo de Impacto Ambiental apresentado na última primavera pela ANA, para a construção de um Aeroporto Complementar no Montijo. O estudo não conseguiu demonstrar a viabilidade ambiental do projeto.

Habitantes do Montijo preocupados com ruído e poluição do novo aeroporto

A instalação do novo aeroporto está a dividir opiniões entre habitantes do Montijo e dos concelhos vizinhos. Há quem olhe para o projeto como um investimento na região, mas há também quem critique a escolha, sobretudo por questões ambientais.

Ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros diz que novo aeroporto no Montijo não é viável

O ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos considera que a solução não é viável, denfendo que Alcochete seria uma melhor alternativa. Há ainda quem continue a defender que a melhor localização é Alverca.

Governo não acredita que estudo de impacto ambiental rejeite aeroporto no Montijo

No início de fevereiro, o Governo disse não acreditar que o estudo rejeitasse o novo aeroporto. No entanto, na altura, o ministro do Planeamento e Infraestruturas disse que seria um grande problema para o país se a obra fosse chumbada.

  • "Via Sacra" em destaque na Edição da Manhã
    4:43
  • Árbitra de 18 anos agredida por treinador
    13:01
  • Eleições em Espanha: o que dizem as sondagens
    3:46