País

Presidente do CDS-PP anuncia criação do primeiro núcleo do partido no Brasil

FERNANDO VELUDO

Assunção Cristas iniciou uma viagem de quatro dias ao Brasil na última sexta-feira.

A presidente do CDS-PP defendeu este sábado na cidade brasileira de Santos a abertura de um novo círculo eleitoral para eleger deputados que representem a comunidade dos países de língua portuguesa.

"Uma ideia que surgiu um pouco antes desta viagem e que já validámos com a equipa do CDS-PP [na cidade brasileira de] Santos é começarmos a defender mais um circulo eleitoral fora do território português. Neste momento há dois, um para a Europa e outro para o resto do mundo", disse Assunção Cristas à Lusa.

"Nós entendemos que deveria haver três [circulos eleitorais fora de Portugal] . Um da Europa, um dos países de língua portuguesa e outro do resto do mundo. Achamos que fazia sentido dar uma prevalência e uma maior atenção àquilo que são os países que partilham com Portugal uma raiz cultural comum", acrescentou.

A presidente do CDS-PP frisou, porém, que a ideia ainda deverá ser melhor trabalhada antes de o partido a apresentar.

"Essa ideia também [foi pensada] para criar proximidade às comunidades [portuguesas dos países lusófonos] e para termos uma voz mais ativa na representação das preocupações e dos interesses destas comunidades", explicou.

Assunção Cristas iniciou uma viagem de quatro dias ao Brasil na última sexta-feira, na cidade de Santos, onde visitou o hospital da Beneficência Portuguesa e participou num jantar de comemoração no Centro Cultural Português de Santos.

Hoje, Assunção Cristas participará num almoço na Casa da Madeira de Santos, local em que o primeiro núcleo do CDS-PP no Brasil será formalmente criado, e participa num encontro de jovens.

Nos próximos dois dias Assunção Cristas viajará para as cidades de São Paulo e Rio e Janeiro, onde participará em celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Lusa

  • Olhá Festa em Vilar
    11:41