País

Morreu o histórico dirigente comunista Ruben de Carvalho

Morreu o histórico comunista Ruben de Carvalho

O dirigente histórico do PCP tinha 74 anos.

Foi um dos mais importantes dirigentes do Partido Comunista, sobretudo no setor intelectual, tendo sido o principal responsável da festa do Avante durante décadas.

Ruben de Carvalho foi ainda chefe de redação da revista "Vida Mundial", do jornal "O Século" e do semanário "Avante!".

Ruben de Carvalho foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do General Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.

Era atualmente responsável na CML pelo Roteiro do Antifascismo e membro do Comité Central do PCP.

Morreu na madrugada de hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vítima de doença prolongada.

O diretor de informação da SIC, Ricardo Costa recorda o legado deixado pelo histórico dirigente comunista, Ruben de Carvalho.

O PCP destaca a "vida de intervenção e de luta na resistência antifascista, no movimento associativo estudantil, abraçou com intensidade a Revolução de Abril e defendeu os seus valores e conquistas".

Em comunicado refere ainda que o histórico comunista "deixou à sociedade portuguesa um contributo de grande relevo no conhecimento da música, na sua dimensão artística, cultural e social, no plano nacional e internacional, das suas raízes populares à sua dimensão erudita."

Jerónimo de Sousa destaca a intervenção e participação na luta antifascista e nos movimentos estudantis, bem como a "contribuição importantíssima" de Ruben de Carvalho na Festa do Avante.

  • No coração da Amazónia
    10:18