País

Presidente da República promulga diploma sobre o SIRESP

ANTÓNIO COTRIM

O SIRESP foi comprado à Altice e à Motorola por sete milhões de euros.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promolgou este domingo o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do SIRESP.

Marcelo Rebelo de Sousa considera que o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança é importante e deve ser confiável. Sublinhou ainda que, a partir de agora, o Governo terá responsabilidades acrescidas já que será uma entidade com capitais inteiramente públicos.

Numa nota publicada no site da Presidência pode ler-se:

Considerando a importância estratégica de um sistema de comunicações de emergência seguro, confiável e eficaz, mesmo nas situações mais adversas, bem como a urgência de uma tomada de decisão e a preocupação de evitar processos alternativos mais longos e aleatórios, sublinhando as acrescidas responsabilidades do Governo, a partir de agora, na direção e orientação de uma entidade que terá capitais inteiramente públicos, o Presidente da República promulgou o diploma do Governo que procede à reorganização institucional do SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal.

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou a compra, por sete milhões de euros, da parte dos operadores privados, Altice e Motorola, no SIRESP.