O presidente do PSD, Rui Rio, criticou o Governo, liderado pelo socialista António Costa, por "alijar responsabilidades no combate aos incêndios, tentando culpar os presidentes de câmara, particularmente o de Mação".
Na terça-feira, em entrevista à RTP, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foi confrontado com críticas sobre a falta de meios no combate aos incêndios que consumiram Mação, Vila de Rei e Sertã, tendo acusado o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, de agir como "um comentador televisivo" e de não cooperar com os esforços da Proteção Civil.

Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, esteve no Jornal da Noite da SIC desta quarta-feira. O autarca falou sobre a polémica com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que o acusou de ser "um verdadeiro comentador televisivo" e de não ter ativado o Plano Municipal de Emergência.
Vasco Estrela lamentou as acusações do ministro mas garantiu que não guarda rancor. O autarca destacou ainda a “enorme bravura” dos bombeiros que combateram o incêndio de Mação que teve início em Vila de Rei e foi dominado na terça-feira.
Ontem, o presidente do PSD tinha já sido questionado pelos jornalistas sobre esta polémica, mas escusou-se a responder. "Eu irei falar sobre isso e até visitar a zona, mas não hoje [quarta-feira]", disse.