País

"Não há fundamento legal" para requisição civil ou militar na greve dos motoristas

Catarina Martins frisou que "os sindicatos já disseram que vão cumprir os serviços mínimos".

"Não há fundamento legal" para requisição civil ou militar na greve dos motoristas
PAULO CUNHA

A coordenadora do BE recusou hoje a existência de "fundamento legal" para o Governo recorrer a militares ou à requisição civil caso avance a greve dos motoristas de matérias perigosas, convocada dia 12 e por tempo indeterminado.

"Não há necessidade, nem fundamento legal [para a requisição civil ou para colocar militares a fazer o transporte de matérias perigosas]. Só quando há incumprimento de serviços mínimos é que eventualmente o Governo pode utilizar outros meios", afirmou Catarina Martins no Porto, após entregar no tribunal a lista de candidatos às legislativas pelo distrito em que é cabeça-de-lista.

A coordenadora nacional do BE frisou que "os sindicatos já disseram que vão cumprir os serviços mínimos" e, "se vão cumprir os serviços mínimos, o problema fica resolvido".

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, admitiu a 29 de julho a utilização das forças armadas para minorar os efeitos da greve dos transportadores de combustíveis, desde que "tenha o enquadramento constitucional apropriado".

Lusa