País

Infarmed processa nove empresas por "publicidade ilegal" a medicamentos de vitamina D

Caso foi reportado numa reportagem da SIC. Reveja aqui a investigação.

O Infarmed instaurou nove processos de contra-ordenação contra empresas farmacêuticas por "publicidade ilegal" de medicamentos que contêm vitamina D.

Há dois anos, a SIC denunciou que em apenas dois anos a fatura do Serviço Nacional de Saúde com este tipo de fármaco passou de cerca de um milhão de euros para quase seis milhões. Revelou ainda discrepâncias nos resultados de dois estudos nacionais, que avaliam o défice da vitamina feitos com as mesmas amostras de sangue.

Na altura, a reportagem desencadeou processos de averiguações por parte da Direção-Geral da Saúde, Infarmed e do Instituto Ricardo Jorge.

Para além dos processos, o Infarmed e a Direção-geral de Saúde elaboraram uma norma que dá novas linhas orientadoras aos médicos para prescreverem este tipo de medicamentos.

  • Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 
    6:44

    País

    Em apenas dois anos, a despesa do Serviço Nacional de Saúde com vitamina D aumentou 600%. Um cenário que acontece depois de publicitado um estudo que dá como certo que a maioria dos portugueses têm falta de vitamina. No entanto, um outro estudo feito com as mesmas pessoas e com kits diferentes dá outros resultados. Fomos tentar perceber o que se passa. Serão as análises fiáveis? Estarão os portugueses a consumir vitamina D em excesso? 

  • Os tsunamis que arrasaram a Ásia em 2004 e 2011
    25:20