País

Costa garante que pasta de Elisa Ferreira na Europa "corresponde aos interesses próprios de Portugal"

Costa garante que pasta de Elisa Ferreira na Europa "corresponde aos interesses próprios de Portugal"

Ao lado da comissária indigitada, o Primeiro-ministro escusou-se a apontar a pasta que Elisa Ferreira ocuparia na Europa, mas deixou uma garantia.

António Costa, que falava à imprensa ao lado de Elisa Ferreira, afirmou que a questão foi tratada por ambos com a presidente da próxima Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, mas que há "um compromisso" de ser a presidente a anunciar.

"A única coisa que posso dizer é que é uma pasta em que seguramente Elisa Ferreira fará um excelente papel e que é uma pasta que corresponde aquilo que são os interesses próprios de Portugal no contexto da UE e do contributo que podemos dar", disse o primeiro-ministro.

António Costa admitiu no entanto que a escolha de Elisa Ferreira, implica, em si, que a pasta será numa área adequada ao perfil da economista.

"O perfil de Elisa Ferreira exclui à partida a probabilidade de ir desempenhar pelouros que, independentemente da sua competência politica, porventura exigiriam outro tipo de competências, como por exemplo a área da justiça, dos assuntos internos, das migrações, para as quais teríamos escolhido uma pessoa com outro perfil. No momento próprio Ursula Von der Leyen anunciará", rematou o Chefe de Governo português.

  • Empate técnico nas eleições em Israel: o que se segue
    2:28