Em comunicado enviado às redações, a atual presidência da câmara do Porto diz que, quando tomou posse há seis anos, já com o executivo de Rui Moreira "encontrou um pavilhão em pré-ruína e praticamente inutilizado pela degradação e falta de manutenção".
A autarquia diz que "o investimento foi totalmente suportado por privados" que pediram para "mudar o nome ao equipamento, o que foi recusado pelo presidente da Câmara"
Ainda assim a autarquia admitiu que "pudessem colocar um patrocinador, que ajudasse a suportar os elevados custos de reabilitação, conforme aprovado em reunião de executivo e conforme o previsto no caderno de encargos, mas ficou assegurado que ninguém poderia retirar o nome da atleta da designação formal, mas que também no uso comercial o seu nome teria sempre que estar presente. afirma a Câmara do Porto em comunicado.
A autarquia de Rui Moreira garante que Rosa Mota foi devidamente informada e participou nas "negociações com o patrocinador e em conversações com o concessionário".
"Desconhecemos o que estava em jogo, o que negociaram as partes e que tipo de contrapartidas incluía tal negociação, tentada à margem do processo público de concessão. Não fomos pela atleta ou pelo seu representante convidados a participar em tais reuniões.", acrescenta o comunicado da autarquia que termina com a garantia que "o nome da atleta vai ficar não apenas na designação formal e comercial como ficará, pela primeira vez, inscrito sobre a entrada principal do pavilhão e também em vários locais do seu interior. Tal nunca tinha sido possível."
Por conseguinte a "Câmara do Porto considera que o nome da atleta está mais do que nunca protegido. E não tem preconceitos quanto à existência de patrocinadores comerciais que, como noutros equipamentos semelhantes noutras cidades, ajudam à concretização de objetivos de interesse público não onerando os impostos dos cidadãos."
O "Super Bock Arena Pavilhão Rosa Mota" reabre hoje após 18 meses de obras, mas sem a presença da Atleta na inauguração, que já se insurgiu contra a nova designação do recinto desportivo no Palácio de Cristal do Porto.
