País

Retirado corpo do condutor do camião que caiu numa pedreira em Vila Viçosa

Vai ser transportado para os serviços de Medicina Legal em Évora.

Retirado corpo do condutor do camião que caiu numa pedreira em Vila Viçosa
NUNO VEIGA

O corpo do trabalhador que sábado caiu numa pedreira em Vila Viçosa foi retirado este domingo, pouco antes das 17:00, de uma profundidade de cerca de 24 metros.

O corpo do manobrador da máquina foi localizado por volta das 12:00, depois de trabalhos na escarpa "para despistar uma eventual hipótese de o operário se encontrar nessa área", explicou a 2.ª comandante distrital de operações de socorro de Évora, Maria João Rosado.

O homem de 50 anos encontrava-se soterrado numa câmara que foi construída pelo depositar das rochas, o que dificultou as operações que, mesmo assim, acabaram por ter um desfecho mais rápido do que a Proteção Civil previa.

Trabalhador estava a descarregar pedra mármore na altura da queda

O homem conduzia uma máquina que estava a fazer uma manobra de descarga de pedra quando, no sábado de manhã, caiu para o interior da pedreira, de uma altura de "cerca de 30 metros".

O comandante dos bombeiros de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro, relatou que o acidente ocorreu quando se procediam a trabalhos para "entulhar" e fechar a pedreira, localizada junto à estrada entre Vila Viçosa e Bencatel.

Este acidente aconteceu quase um ano depois do desastre ocorrido no concelho vizinho de Borba, onde residia a vítima, que provocou cinco mortos, devido ao aluimento de parte de uma estrada municipal que arrastou terra e pedras para o interior de duas pedreiras.

Com Lusa