País

Avisos de mau tempo para Portugal continental e Açores, Madeira com tempo quente

Rafael Marchante

Esperam-se aguaceiros e baixas temperaturas no último dia do ano, excepto na ilha da Madeira.

Açores, Madeira e Portugal continental têm hoje avisos meteorológicos, mas por razões diferentes, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nos Açores há aviso amarelo nas ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental) devido ao vento e à chuva e que se prolonga até às 06:00 locais (07:00 em Lisboa) de quarta-feira.

Apesar desta indicação de mau tempo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem prevista para hoje a deslocação ao Corvo, para a passagem de ano.

O mesmo aviso amarelo estará igualmente em vigor nas ilhas da Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial (grupo central) e também devido à chuva, por vezes forte, e vento até às 12:00 e 15:00 locais de quarta-feira, respetivamente.

O mau tempo nos açores deve-se à passagem de uma superfície frontal fria, que irá condicionar o estado do tempo.

Também a costa Sul da Madeira está sob aviso amarelo, mas por causa do tempo quente, que se manterá até às 18:00 de hoje.

No continente, o aviso do IPMA recai sob Bragança, onde está previsto nevoeiro em alguns locais, em particular junto a linhas de água, com possível formação de sincelos e temperaturas máximas inferiores a 5ºC.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave, depois do vermelho e do laranja, e é emitido quando as condições meteorológicas representam "risco para determinadas atividades".

  • 380 mortos e mais de 13 mil casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O último balanço da DGS dá conta de 380 mortes e 13.141 casos de Covid-19 em Portugal. São mais 35 óbitos e 699 infetados em relação a ontem. A região Norte continua a ser a mais afetada, com 7.386 casos e 208 vítimas mortais. Há mais doentes internados mas menos casos em Unidades de Cuidados Intensivos, uma redução que se regista pela primeira vez desde o início da pandemia. Siga aqui ao minuto as últimas informações.

    Direto

    SIC Notícias