O Presidente da República iniciou esta quinta-feira uma visita à cidade da Beira, uma das zonas mais afetadas pelo ciclone Idai, em Moçambique.
Uma passagem de cerca de seis horas para Marcelo Rebelo de Sousa ir aos locais onde chegou a ajuda humanitária portuguesa.
Marcelo na cidade da Beira

A visita do chefe de Estado português acontece 10 meses depois do ciclone.
O Presidente visitou ainda as obras de reconstrução do Hospital Central da Beira, unidade de referência no Centro de Moçambique, onde os blocos cirúrgico, de imagiologia e o banco de sangue foram reconstruídos com apoios portugueses e moçambicanos e voltaram a funcionar em novembro.
Uma selfie com o Presidente
Nas ruas, Marcelo foi cumprimentando os populares e não quis perder a oportunidade de registar o momento: pediu um telemóvel emprestado para tirar uma fotografia.
José Vaio, repórter de imagem da SIC enviado a Moçambique, fez a vontade ao Presidente. Está aqui o resultado, que fica para a História.
O Presidente português encontra-se no país lusófono desde segunda-feira e regressa a Lisboa no sábado, com um programa centrado na tomada de posse de Filipe Nyusi, Presidente moçambicano, para um segundo mandato.