País

Temperaturas acima da média para esta altura do ano

Temperaturas acima da média para esta altura do ano

Rita Rogado

Rita Rogado

Jornalista

Esta quinta-feira vai ser o dia mais quente.

O termómetros podem ultrapassar os 40 graus nos próximos dias, sobretudo no Algarve, Évora e Beja, no Alentejo, Santarém, Coimbra e Braga.

No resto do país, as temperaturas vão estar acima dos 30 graus. Esta quinta-feira vai ser o dia mais quente.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, são temperaturas mais altas que o habitual para esta época do ano e só começam a descer a partir do fim-de-semana.

Até ao fim-de-semana, o risco de incêndio vai estar muito elevado ou máximo, os dois mais graves numa escala de cinco, no norte e centro do país, com exceção do litoral.

Oito distritos do continente sob aviso laranja

Oito distritos de Portugal continental estão esta quinta-feira sob aviso laranja devido à previsão de continuação de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Braga, Porto, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso laranja entre as 12:00 de hoje as 18:00 de sexta-feira, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA colocou também os restantes distritos de Portugal continental sob aviso amarelo até às 18:00 de sexta-feira por causa do tempo quente.