País

Em atualização

Fogo na Serra de Valongo coloca casas em risco

Fogo reacendeu em Valongo.

Bombeiros combatem o incêndio que consumiu uma zona de mato no concelho de Valongo, no Porto
Bombeiros combatem o incêndio que consumiu uma zona de mato no concelho de Valongo, no Porto
ESTELA SILVA

O incêndio na Serra de Valongo reacendeu este sábado, depois de ter sido dado como dominado no final de tarde de sexta-feira, e está a colocar "habitações em risco, em Sobrado", segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Em declarações à Lusa, fonte do CDOS indicou que não estava em posse de informação precisa dos operacionais no terreno, mas admitiu que podem estar a ocorrer evacuações nessas casas em risco, depois do reacendimento do incêndio que deflagrou na manhã de sexta-feira e foi dado como dominado às 19:15 desse dia.

Pelas 20:55, segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, estavam no terreno 250 operacionais, apoiados por 71 viaturas e um meio aéreo.

Incêndio obriga à evacuação de habitações e empresas

O incêndio que reacendeu na Serra de Valongo está a colocar habitações em risco não só em Valongo como também no concelho vizinho de Santo Tirso.

Loading...

Neste momento, existem duas frentes ativas em Santo Tirso: uma a abrir em direção a Valongo e outra a abrir em direção a uma zona populacional de Santo Tirso, avançou o comandante dos bombeiros, Filipe Carneiro.

O responsável pelas operações no terreno admitiu ainda que houve a necessidade de retirar pessoas de habitações em risco e de, pelo menos, duas empresas.