País

Mais de 18 mil pessoas de grupos prioritários já levaram vacina da gripe na região Centro

Eric Gaillard

A segunda fase da vacinação contra a gripe sazonal terá início na segunda-feira.

Mais de 18 mil vacinas contra a gripe sazonal foram administradas na região Centro desde o início da primeira fase de vacinação (28 de setembro), anunciou esta sexta-feira a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Grupos prioritários

No total, segundo aquele organismo, foram administradas 18.100 vacinas na população considerada prioritária, como residentes em lares de idosos, profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados e grávidas.

"Os utentes com 65 e mais anos foram os mais vacinados, com 11.361 vacinas gratuitas, seguidos dos utentes com idade entre 60 e 64 anos", refere a ARSC, em comunicado enviado à agência Lusa.

Na semana entre 05 e 11 de outubro foi administrado o maior número de vacinas, 7.584, representando 42% do total de vacinas, acrescenta a nota.

A região Centro apresenta uma taxa de cobertura total da vacinação contra a gripe sazonal de 10,2 por 1.000 inscritos, "o que corresponde a 5,5% do total de 328.742 vacinas adquirido pela ARSC".

Segundo a ARSC, nesta primeira fase de vacinação foram disponibilizadas 23.793 vacinas.

Segunda fase começa na segunda-feira

A segunda fase da vacinação contra a gripe sazonal terá início na segunda-feira, prolongando-se até final do ano para outros grupos de risco, pessoas com 65 ou mais anos e portadores de doenças crónicas.

  • 0:57