País

Biberões podem libertar milhões de microplásticos

Rui Félix

Rui Félix

Editor de Imagem

Os biberões preparados e esterelizados podem libertar mais de 16 milhões de microplásticos, por litro.

O processo comum de esterelizar os biberões, tem efeitos nocivos, caso os recipientes sejam de plástico. Esta é a principal conclusão de um estudo publicado num jornal científico.

Para já, ainda são desconhecidos os efeitos dos micro e nanoplásticos na saúde, mas aos poucos, há cada vez mais certezas, como por exemplo, a de que interfere com o sistema imunitário.

O estudo revela ainda que há uma relação entre as altas temperaturas, o plástico e os líquidos ou comida. E por isso, é importante substitur os recipientes de plástico e alterar algumas práticas.

Os dados da organização mundial da saúde davam conta que cada adulto ingeria por dia 300 a 600 microplásticos. Mas este estudo mostra que o problema dos microplásticos é ainda maior, os biberões preparados e esterelizados podem libertar mais de 16 milhões de microplásticos por litro.

  • Dez dicas para pais, alunos e escolas no regresso às aulas

    País

    O regresso à escola é sempre desafiante para pais, crianças e professores. Os novos começos não são fáceis e, por isso, às vezes é bom contar com ajuda. Reunimos dez dicas: cinco de um professor e cinco de uma psicóloga que podem ser usadas como um guia prático para quem quer entrar com o pé direito no novo ano letivo.

    Ana Luísa Monteiro