País

O presente de Costa para Marcelo que vai durar “para além das nossas existências”

“Nas suas mãos, a floresta portuguesa”.

No final do Conselho de Ministros dedicado às florestas, António Costa agradeceu a Marcelo Rebelo de Sousa a solidariedade institucional na estratégia de ordenamento do território e combate aos fogos.

Para simbolizar este momento, no fim do primeiro mandato do Presidente da República, o primeiro-ministro quis oferecer um presente, um bonsai, que, disse Costa, vai durar "muito para além" das vidas de ambos.

Marcelo presidiu reunião do Conselho de Ministros dedicada às florestas

O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira de manhã, mas não como é habitual. Marcelo foi convidado para presidir a reunião e com o tema das florestas e para ver aprovado o programa de ação e gestão integrada de fogos rurais.

Este foi o quarto Conselho de Ministros dedicado às florestas realizado pela atual governação do PS, depois de avançar com o pacote legislativo da reforma da floresta em outubro de 2016, inclusive o cadastro e a proibição de novas plantações de eucalipto, com a apresentação da versão final em março de 2017 e, depois, uma terceira reunião em outubro de 2018, ainda que tenham sido apresentadas medidas avulsas em outros momentos.

  • 16:26