País

Papa Francisco vai visitar Fátima durante Jornada Mundial da Juventude em 2023

Jornada Mundial da Juventude decorre em Lisboa em 2023.

Papa Francisco vai visitar Fátima durante Jornada Mundial da Juventude em 2023
YARA NARDI / POOL

A Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO) congratulou-se esta sexta-feira com a revelação da presença do Papa Francisco em Fátima, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2023 em Lisboa, garantindo que as instituições do concelho estão preparadas para o receber.

"Congratulo-me muito com a confirmação, porque era algo que aguardávamos com alguma expectativa e com a esperança de que viesse a acontecer", disse à agência Lusa a presidente da ACISO, Purificação Reis, garantindo que todas as instituições do concelho de Ourém "estarão preparadas para receber o papa e todos os que quiserem partilhar este momento".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira, após uma audiência privada com o papa, na Cidade do Vaticano, que Francisco revelou que vai também visitar Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em Lisboa em 2023.

"Foi, como tinha sido há cinco anos [depois de Marcelo ter sido eleito pela primeira vez chefe de Estado], uma ocasião para ver como o papa está atento a tudo. [...] Falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima - acrescentou logo - nas Jornadas Mundiais da Juventude", afirmou o Presidente da República.

VATICAN MEDIA HANDOUT

Purificação Reis adiantou que, "estando Fátima a atravessar este momento particularmente difícil e com todas as condicionantes às visitas dos que querem aqui vir, este é um sinal e um elemento impulsionador para relembrar que Fátima continua de braços abertos e preparada para receber todos".

"Esta confirmação da visita do papa ajudar-nos-á a todos a relativizar e esquecer toda esta dolorosa travessia relacionada com a pandemia e a fazer renascer a confiança no futuro", considerou.

Para a presidente da ACISO, "os efeitos económicos desta visita são, naturalmente, importantes, mas não o aspeto central desta deslocação a Lisboa e a Fátima".

Papa Francisco esteve pela primeira vez em Fátima em maio de 2017

O papa Francisco esteve em Fátima, pela primeira vez, em maio de 2017, numa visita de menos de 24 horas, para presidir às cerimónias do centenário dos acontecimentos de Fátima e à canonização de Jacinta e Francisco Marto, duas das crianças que em 1917 afirmaram ter visto Nossa Senhora na Cova de Iria.

Esta foi a sexta visita de um papa ao Santuário de Fátima. Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010) foram os anteriores pontífices a visitar Portugal.

A JMJ é o maior evento organizado pela Igreja Católica.

O anúncio da escolha de Lisboa para receber a JMJ foi feito em 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá.

Nesse dia, na sua conta no Twitter, o papa escreveu: "A vocês, queridos jovens, um muito obrigado por #Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e a compartilhá-la. Até Lisboa em 2022".

Inicialmente prevista para agosto de 2022, a pandemia de covid-19 determinou o adiamento da JMJ um ano.

Portugal será o segundo país lusófono, depois do Brasil, a acolher uma Jornada Mundial da Juventude, criada em 1985 pelo papa João Paulo II (1920-2005).