O partido Iniciativa Liberal acusa a comissão organizadora de exclusão ideológica por ter sido deixado de fora das celebrações. Já a Associação 25 de Abril, que faz parte da comissão, diz que os lugares são limitados devido à pandemia e acusa os partidos de aproveitamento político.
João Cotrim Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal, esclareceu a posição do partido no programa Opinião Pública na SIC Notícias.
"De repente temos uma data que deveria ser de todos os portugueses que amam a liberdade, que querem celebrar os direitos reconquistados nessa data, todos eles se veem condicionados à aprovação de uma esquerda que se tem tornado cada vez mais sectária", afirmou Cotrim Figueiredo.
"A Iniciativa liberal não vai permitir que durante mais tempo a data do 25 de Abril seja apropriada pela esquerda partidária (...) Queremos participar como sempre participámos", sublinhou.
A polémica que estalou em torno do desfile que este ano regressa à Avenida da Liberdade, em Lisboa, foi tema do programa Opinião Pública, esta quinta-feira.