País

Ricardo Salgado terá corrompido embaixador da Venezuela em Portugal

Suspeitas estão a ser investigadas num inquérito autónomo, que partiu do chamado processo Universo Espírito Santo.

Ricardo Salgado
Loading...

Ricardo Salgado terá pago sete milhões de euros ao embaixador da Venezuela em Portugal para a angariação de negócios favoráveis ao antigo Grupo Espírito Santo.

É preciso recuar 12 anos e percorrer quase 6.500 quilómetros para encontrar, em Caracas, a petrolífera estatal da Venezuela. É uma das empresas públicas do país onde Ricardo Salgado quis angariar negócios em benefício do Grupo Espírito Santo. Para isso terá corrompido altos cargos da Venezuela, entre eles, diz a revista Sábado, o atual embaixador em Portugal.

Diplomata em Lisboa desde 2006, Lucas Rincón terá recebido, entre 2009 e 2013, valores superiores a 7 milhões de euros para a prática de atos contrários ao dever do cargo em benefício de negócios do Grupo Espírito Santo.

Os pagamentos terão tido origem na Espírito Santo Enterprises, o chamado saco azul do grupo. O dinheiro terá chegado a uma offshore e daí seguido para uma segunda conta noutro paraíso fiscal, num esquema em que também estará envolvida a antiga procuradora-geral da Venezuela, que hoje é ministra conselheira na embaixada em Portugal.

As suspeitas ficaram de fora da acusação do processo Universo Espírito Santo e estão a ser investigadas num inquérito autónomo com origem no caso principal.