A maior Super Lua do ano vai ser visível em Portugal e acontece já hoje. Por outro lado, o eclipse lunar total, que também acontece hoje, não vai poder ser visto em Portugal, porque decorre durante o dia.
A Super Lua resulta da combinação entre a fase de lua cheia e o perigeu, ou seja, o ponto da órbita em que o astro se encontra mais próximo do planeta Terra.
Esta quarta-feira, a Lua irá estar a uma distância de cerca de 357 mil quilómetros, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).
O fenómeno poderá ser visto, em Portugal, a partir das 21:14 - hora em que nasce a Lua. Será por nessa altura que o astro natural da Terra parecerá maior, uma vez que contará ainda com uma ilusão de ótica que ocorre quando a Lua está perto do horizonte.
Também hoje, irá decorrer um eclipse lunar total, mas o fenómeno só poderá ser visto a partir da costa oeste da América e da costa leste da Ásia.
Segundo explica o OAL, o eclipse irá acontecer quando for dia na Europa, impedindo a sua visualização: "Às 10:45 a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 12:10" (hora de Lisboa).
O eclipse lunar total resulta do alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, quando o planeta cobre totalmente o astro com a sua sombra. Uma vez que a Lua reflete a luz solar, uma vez na sombra, o astro desaparece durante cerca de dez minutos. A última vez que aconteceu um eclipse lunar total foi em janeiro de 2019.