Última atualização às 20:06
Cerca de 300 bombeiros, com o apoio de oito meios aéreos e 96 viaturas, combatem um incêndio em Monchique que lavra numa zona de mato no lugar de Tojeiro, freguesia de Marmelete.
O alerta foi dado por volta das 13:30, mas a progressão das chamas têm sido muito rápidas. Em menos de duas horas o fogo chegou perto das habitações, obrigando a GNR a evacuar algumas localidades.
Foi também evacuado um lar de idosos onde residem 12 utentes. As autoridades já mobilizaram mais meios para ajudar no transporte à população com mobilidade reduzida.
Fogo alastrou até Portimão e está próximo de habitações
Segundo o Centro de Comando de Operações de Socorro (CDOS) Distrital de Faro a "intensidade de vento" que se faz sentir no local e a "grande dimensão" que o incêndio tomou "muito rapidamente" são os maiores constrangimentos ao trabalho dos operacionais no terreno.
O repórter da SIC no local, João Tiago, adiantou que o fogo dividiu-se em dois e alastrou até ao concelho de Portimão.
Rui André, presidente da Câmara de Monchique, disse à SIC que o incêndio se encontra "muito próximo" das habitações e algumas estruturas de apoio à agricultura que já foram consumidas pelas chamas.

Autarca de Portimão diz que não há casas em perigo
A presidente da Câmara Municipal de Portimão diz que o vento forte tem sido o principal entrave no combate ao incêndio.
Isilda Gomes afirmou em declarações à SIC que não há casas em perigo.