País

Prisão preventiva para os dois iraquianos suspeitos de terrorismo detidos em Lisboa

Os dois iraquianos suspeitos de pertencerem ao Daesh, detidos em Lisboa, ficaram em prisão preventiva. Os irmãos residiam em Portugal há quatro anos e estavam a ser procurados pelas autoridades iraquianas.

Prisão preventiva para os dois iraquianos suspeitos de terrorismo detidos em Lisboa

Os dois homens terão entrado em Portugal em 2017, infiltrados num grupo de refugiados que veio da Grécia.

São dois irmãos com 32 e 34 anos, ambos residentes em Lisboa, onde trabalhavam no setor da restauração e num call center.

Eram investigados há 4 anos pela Unidade Nacional Contraterrorismo da Polícia Judiciária e preparavam-se para sair do país.

Durante as buscas terão sido recolhidas provas da participação em milícias e atos terroristas na zona de Mossul no Iraque, um dos antigos bastiões do Daesh, o grupo radical islâmico com quem ainda manteriam ligações.

Os dois irmãos estão indiciados pela “prática de crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional, de terrorismo internacional, e contra a humanidade" e sublinha ainda que "não foram identificados indícios de que tivessem cometido quaisquer crimes desta natureza em território nacional".