País

Quase 13 mil utentes sem médico de família na Guarda

Um terço dos médicos da Guarda reforma-se em 2022.

Loading...

A tutela abriu apenas três vagas para os cuidados de saúde primários numa região onde uma boa parte do quadro clínico está à beira da reforma.

Mariana Mina, 30 anos, natural de Torres Novas preencheu uma das vagas disponíveis para médicos de família. O ficheiro de utentes reflete a prevalência de idosos com doenças crónicas.

O envelhecimento da população é acompanhado pela maioria dos médicos de família em funções, onze dos quais já estão reformados. Outros atingem a idade da reforma para o ano quando o saldo já é negativo.

O défice atual de médicos de família é de 14, mas dentro de dois anos estima-se que seja de 25. Quem faz contas arrisca dizer que os cuidados de saúde primários exigem estratégia a longo prazo.