Na Mata das Virtudes, no concelho de Azambuja, estão 20 viaturas ao abandono, que são propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
Junto ao edifício do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas encontram-se perto de duas dezenas de veículos em estado de decomposição, em plena Mata das Virtudes.
Estes automóveis e reboques estão escondidos entre as árvores num terreno de difícil acesso. A primeira denúncia foi feita ao jornal Correio de Azambuja por um leitor que encontrou esta situação durante um passeio de bicicleta.
No presente são já vários os populares que se queixam da situação e pedem uma rápida resolução do problema, tendo o assunto sido discutido na última reunião de câmara da Azambuja.
A responsabilidade destes veículos e do terreno onde eles se encontram é do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas que em resposta à SIC alega que:
"Não se trata de um depósito, mas sim de um parqueamento temporário em espaço artificializado. As viaturas encontram-se em processo de abate, que implica o transporte e desmantelamento qualificado por operador autorizado, pelo que o seu parqueamento temporário local, não representa uma ameaça, ou impacto negativo, para os valores naturais".
Ou seja, parte destas viaturas estão previstas para abate, no entanto, o mesmo instituto alega que está a aguardar a conclusão dos relatórios e dependente da conclusão da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, motivo pela qual não sabe para quando a resolução do problema.