País

Censos Sénior 2021: GNR identifica idosos que vivem isolados e ajuda a resolver problemas

Autoridades sinalizaram 42.439 idosos que vivem sozinhos ou isolados no ano passado.

A GNR arrancou esta sexta-feira com mais uma operação Censos Sénior 2021. Durante todo o mês de outubro, pretende-se identificar situações de isolamento e ajudar os idosos mais vulneráveis.

Fernanda Branco tem 85 anos e faz questão de continuar a viver sozinha. Muitas vezes a companhia é a dos militares da GNR, que a visitam com regularidade. Foi numa dessas conversas que descobriram que paga uma taxa para poder atravessar a linha do comboio para aceder à habitação.

Sempre que podem os guardas tentam ajudar. Esta idosa foi sinalizada nos últimos censos sénior realizados pela GNR. Agora os militares estão de volta ao terreno para identificar mais casos de pessoas que vivem sozinhas ou isoladas.

A solidão é um dos problemas maiores que os guardas encontram. Mas a visita serve também para reforçar o sentimento de segurança.

Nos censos realizados no ano passado pela GNR, foram identificados quase 42 500 idosos que vivem sozinhos ou isolados. Vila Real liderou a tabela, com mais de 5 mil casos.

Veja mais: