País

Fectrans anuncia reunião com Governo a poucos dias de greve da CP e IP

artur carvalho

Sindicato espera "medidas concretas de aumento de salário para todos os trabalhadores".

A Fectrans - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações anunciou que foi convocada para uma reunião na quarta-feira no Ministério das Infraestruturas e Habitação, depois um pré-aviso de greve de trabalhadores da CP e da IP.

A greve, que foi convocada por várias organizações sindicais, está marcada para sexta-feira e tem como principal reivindicação aumentos salariais.

"Os trabalhadores da CP [Comboios de Portugal] e IP [Infraestruturas de Portugal] irão realizar uma greve de 24 horas, no dia 8 de outubro", anunciaram no passado dia 16 de setembro os órgãos representativos.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a Fectrans indicou que espera da reunião de quarta-feira "medidas concretas de aumento de salário para todos os trabalhadores".

Espera ainda um plano para "admissão de trabalhadores para substituírem os que faltam e os que são necessários para se conseguir fazer o aumento da oferta", medidas para a "harmonização das regras de trabalho na CP e na IP" e "uma calendarização para a negociação da revisão da contratação colectiva", entre outros pontos que pretende ver solucionados.

"Este conflito é resultado de um processo de negociação de muitos meses, que foi inconclusivo por falta de respostas do Governo, pelo que já não é o momento de se discutirem prazos para eventual apresentação das respostas que não foram dadas nestes meses passados", considerou a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações.

VEJA TAMBÉM: