O diretor nacional da Polícia Judiciária acredita que foi desmantelada uma parte significativa do tráfico de cocaína na Europa.
Luís Neves fala numa operação de grande cooperação com profissionais da Marinha e da Força Aérea, mas também com autoridades internacionais.
A Polícia Judiciária, numa operação conjunta com o Cuerpo Nacional de Polícia de Espanha, apreendeu "um total de 183 fardos de cocaína com um peso bruto total estimado que ascende a cerca de 5,2 toneladas".
Trata-se da "maior apreensão deste tipo de estupefaciente realizada em Portugal nos últimos 15 anos e uma das maiores realizadas em toda a Europa", segundo a Polícia Judiciária. A quantidade de cocaína apreendida valeria no mínimo 210 milhões de euros.
Para além da droga apreendida, foram também detidos três homens, todos estrangeiros, "sobre os quais recaem fortes suspeitas de integrarem que uma poderosa organização criminosa transnacional dedicada ao tráfico de grandes quantidades de cocaína entre a América Latina e o Continente Europeu". Os detidos serão presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.
Em comunicado, a Polícia Judiciária adianta que a droga apreendida era destinada a ser distribuída na Europa, sendo que o ponto de entrada seria a zona costeira da Península Ibérica.