O triplo homicida começou a ser julgado esta quinta-feira, no Porto. Rui Mesquita Amorim está acusado de mater mais dois homem, durante uma saída precária da cadeia.
Rui Mesquita Amorim foi condenado em 1995 a 20 anos de prisão pelo homicídio dos tios e do primo, em Viana do Castelo.
Enquanto cumpria pena, conseguiu fugir de uma carrinha na véspera de Natal em 2001.
Rui Mesquita acumulou outras acusações, num processo de rapto e extorsão e num outro de tráfico de droga.
Esta quinta-feira está a ser julgado pela morte de duas pessoas, num caso que remonta a 2018, na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde.
A investigação da PJ arrancou com o desaparecimento de Trico, do Gangue de Valbom, conhecido por vários assaltos à mão armada. Segundo o Ministério Público, o arguido aproveitou uma saída precária de cinco dias para matar Trico. Na origem esteve uma alegada desavença por uma dívida de 600.000 euros, relacionado com o tráfico de droga.
O arguido responde por dois crimes de homicídio qualificado e outros dois por profanação de cadáver.
Esta manhã, Rui Mesquita Amorim não se pronunciou em tribunal e o advogado de defesa não esteve presente.