País

Vem aí o último eclipse lunar do ano

Manila, Filipinas

FRANCIS R. MALASIG

Para além de ser o último eclipse lunar do ano, é também o único eclipse parcial a ocorrer em 2021.

Esta sexta-feira ocorre o último eclipse lunar do ano, sendo o único eclipse parcial a ocorrer em 2021. Em Portugal, o fenómeno será visível apenas nos Açores.

O eclipse parcial da Lua é um fenómeno que ocorre quando a Lua entra, parcialmente, no “cone” de sombra projetado pelo planeta Terra.

Apesar de ser considerado parcial, o Observatório Astronómico de Lisboa explica que o eclipse “estará próximo do total”, já que a Lua estará cheia.

O eclipse parcial será visível a partir da África Ocidental, Europa Ocidental, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália, do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico.

Em Portugal continental e na Madeira não será possível assistir ao fenómeno lunar. A observação será mais favorável nos Açores, informam os especialistas, já que a Lua permanecerá na penumbra por pouco mais de uma hora.

Mas, para observar este fenómeno, é preciso estar atento ao céu nas primeiras horas da manhã de sexta-feira. O ocaso da lua ocorre pelas 07:23 em Lisboa, pelas 07:41 no Funchal e pelas 07:29 em Ponta Delgada.