A Polícia Judiciária localizou um dos quadros vendidos por João Rendeiro. A obra encontrava-se em exposição numa galeria de arte em Bruxelas.
O Ministério Público português já solicitou às autoridades belgas a formalização da apreensão, tendo já o quadro sido recolhido.
Em causa está um quadro do artista Frank Stella, intitulado PIASKI, localizado no âmbito de um inquérito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal com apoio da Polícia Federal Belga.
Segundo comunicado da Polícia Judiciária, a obra foi desencaminhada e vendida em março de 2021, através de uma leiloeira em Nova Iorque, pelo valor de 126 mil euros.
A obra tinha sido apreendida à ordem de um processo no qual João Rendeiro se encontra condenado numa pena de 10 anos de prisão efetiva, pela prática dos crimes de fraude fiscal qualificada, abuso de confiança qualificado e branqueamento.
Caso BPP
O ex-banqueiro foi condenado em Portugal em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros. Das três condenações, apenas uma já transitou em julgado e não admite mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.
João Rendeiro foi ainda condenado a 10 anos de prisão num segundo processo e a mais três anos e seis meses num terceiro processo, sendo que estas duas sentenças ainda não transitaram em julgado.
O colapso do BPP, em 2010, lesou milhares de clientes e causou perdas de centenas de milhões de euros ao Estado.
SAIBA MAIS