País

GNR assinala Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas com várias ações de sensibilização

GNR assinala Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas com várias ações de sensibilização

Data assinala-se este domingo.

A GNR está a realizar, desde 24 de janeiro e até 4 de fevereiro, ações de sensibilização para assinalar o Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas com o objetivo de prevenir e combater a violência entre crianças e jovens.

Através de várias ações de formação e de sensibilização, a GNR pretende alertar para a “necessidade de prevenir comportamentos violentos” e combater a “violência em contexto escolar e na comunidade de crianças e jovens”, lê-se no comunicado.

Estes comportamentos podem ser “retratados como violência entre pares (bullying), discriminação e ameaças”. E nas escolas “a maioria destes atos ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida”. Segundo a GNR, acontece “muitas vezes através dos meios digitais”, ou seja pelas redes sociais.

As ações de sensibilização são focadas em temas relacionados com a “Violência”, “Internet Segura”, “Cidadania e Não-Discriminação” e “Direitos Humanos e das Crianças”. E são destinadas a crianças desde a idade pré-escolar até ao 3º ciclo, “apesar de abordagens diferentes, pois considera-se fundamental educar e prevenir este tipo de comportamentos desde cedo”, acrescenta a GNR.

Durante o primeiro período deste ano letivo foram registadas um total de 70 agressões em ambiente escolar. O conselho que a GNR deixa aos pais é estarem atentos a sinais que podem camuflar sinais de violência física ou psicológica.

Como “alterações no humor dos filhos, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, piores resultados e desinteresse na escola, queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento”.

Desde setembro, estas ações de sensibilização já chegaram a 14.119 alunos e 507 escolas.

Últimas Notícias