País

Vodafone alvo de ciberataque

“Ato criminoso” estará na origem dos problemas técnicos registados. Até ao momento não há “quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos ou comprometidos”.

Vodafone alvo de ciberataque

A Vodafone foi alvo de um ciberataque “deliberado e malicioso” na noite desta segunda-feira, informou a empresa em comunicado.

Este ataque estará assim na origem dos problemas técnicos registados nas comunicações desta rede. Há clientes que ficaram sem acesso aos serviços de telefone e rede de Internet.

“Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços”, lê-se no comunicado.

Até ao momento já foram recuperados “os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”.

Segundo a Vodafone, está a ser afetada a “prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.

“Infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”, acrescenta a empresa.

A Vodafone prevê que ao longo desta terça-feira a recuperação irá acontecer progressivamente.

A empresa informa também que, neste momento, não tem “quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”. Porém assegura que “a investigação aprofundada do ato criminoso (…) se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes”.

“Temos na Vodafone Portugal e no Grupo uma equipa experiente de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada para perceber e ultrapassar a situação”, conclui o comunicado.