País

Cibersegurança: “hackers éticos” têm papel fundamental

Cibersegurança: “hackers éticos” têm papel fundamental

Defesa ofensiva permite detetar falhas antes que alguém tente um ato criminoso.

Hacker e especialista em cibersegurança podem parecer conceitos opostos. Mas apenas entre leigos, sublinha André Baptista. É professor na Universidade do Porto e em 2018 foi considerado o hacker mais valioso do mundo numa competição internacional.

Há empresas que recompensam qualquer especialista em segurança informática a nível internacional que detete e reporte vulnerabilidades.

O Centro Nacional de Cibersegurança é uma das organizações com que André Baptista colabora em Portugal.

O professor da Universidade do Porto e o professor do Instituto Superior Técnico resumem: a retenção de talentos e a formação na área da cibersegurança será cada vez mais crucial.

E todos os anos Pedro Adão e André Baptista reúnem e treinam a seleção portuguesa de jovens talentos em cibersegurança.

A literacia em segurança informática ao nível do utilizador é outro pilar central. Para não deitar tudo a perder com um clique no sítio errado.

SAIBA MAIS:

Últimas Notícias