País

“Milhares de doentes” ainda esperam pelos resultados após o ataque informático aos laboratórios Germano de Sousa

“Milhares de doentes” ainda esperam pelos resultados após o ataque informático aos laboratórios Germano de Sousa

José Germano de Sousa, administrador do grupo Germano de Sousa, em entrevista à SIC Notícias, explica que até ao final da semana é esperado que o funcionamento normal dos laboratórios seja restabelecido.

Os laboratórios Germano de Sousa reabrem esta terça-feira no Norte do país e até ao final da semana esperam restabelecer os sistemas em todo o país.

O administrador do grupo Germano de Sousa, José Germano de Sousa, em entrevista na segunda-feira à Edição da Noite da SIC Notícias, explicou que estão desde quinta-feira a reconstruir o sistema informático dos laboratórios de todo o país após o “ataque cibernético executado por cobardes e criminosos”.

A partir desta terça-feira começa uma abertura gradual dos laboratórios da zona Norte, estendendo-se entre quinta e sexta-feira à região de Lisboa. Na zona Sul a reabertura deverá acontecer na quinta-feira.

Quanto ao objetivo com que foi feito o ataque, José Germano de Sousa diz que não o conseguem entender, mas acreditam tratar-se de um processo de ataque a um negócio.

“Há muitos milhares de doentes que ainda não receberam o resultado”, só na quinta-feira foram cerca de 12.000 doentes que ficaram sem receber resultado, diz José Germano de Sousa. Desde sexta-feira que a atividade nos laboratórios foi suspensa e o administrador do grupo considera que quando o sistema for levantado, “entre 24 a 48 horas”,  existem condições para enviar os resultados em espera.

Em entrevista à SIC Notícias esclarece como detetaram o ataque e como agiram, reforçando que os dados dos clientes não foram comprometidos.

Últimas Notícias
Mais Vistos