País

Diretor nacional do SEF demite-se

A pouco mais de um mês da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Diretor nacional do SEF demite-se

O diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Luís Botelho Miguel, pediu a demissão do cargo, segundo um despacho publicado esta terça-feira em Diário da República.

O tenente-general estava no cargo desde dezembro de 2020.

O pedido de demissão acontece a pouco mais de um mês da data da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, marcada para maio.

Botelho Miguel foi nomeado para substituir Cristina Gatões, que abandonou o cargo depois da morte de Ihor Homeniuk no aeroporto de Lisboa.

Não se conhecem as razões do pedido de demissão.

Quando assumiu o cargo, Botelho Miguel, nomeado pelo ex-ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita tinha como principal missão concretizar a extinção do SEF, que foi adiada de janeiro para maio devido à pandemia de covid-19.

A lei aprovada no parlamento em novembro de 2021 e que estabelece a extinção do SEF determina que as atuais atribuições em matéria administrativa do SEF relativamente a cidadãos estrangeiros passam a ser exercidas por uma nova instituição, Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), e pelo Instituto dos Registos e do Notariado, além de serem transferidas as competências policiais para a PSP, GNR e Polícia Judiciária.