O PSD dá “completa liberdade” aos deputados na votação dos candidatos a vice-presidentes do parlamento. A eleição do novo líder parlamentar está marcada para o dia 7 de abril, primeiro dia da discussão do programa do Governo.
Adão Silva negou aos jornalistas que tenha havido alguma indicação de voto quanto ao vice-presidente da Assembleia da República indicado pelo partido Chega.
“Não, não, sobre essa matéria é liberdade. Cada deputado tem completa liberdade de votar conforme achar“, disse, admitindo que o tema foi falado na reunião.
Na reunião, a direção da bancada apresentou as suas indicações de candidatos à Mesa da Assembleia da República, nomes que serão votados num plenário na quinta-feira, às 15:00. O PSD indicou como candidato a vice-presidente da Assembleia da República o ainda líder parlamentar Adão Silva, que, se for eleito, sucede no cargo a Fernando Negrão.
Para secretários da Mesa, o PSD repete os deputados Duarte Pacheco e Lina Lopes, tal como para vice-secretária, função para a qual indicou a deputada Helga Correia.
Votação para novo líder parlamentar marcada
Quanto à votação do novo líder parlamentar, Adão Silva explica que irá convocar as eleições para dia 7 de abril – o primeiro dia da discussão do programa do Governo, marcado pela conferência de líderes.
“Amanhã [quarta-feira] convocarei as eleições da direção do grupo parlamentar para o dia 7, quinta-feira, durante a tarde”, anunciou o deputado, recordando que o regulamento interno da bancada prevê que estas eleições tenham de decorrer em dias de trabalhos parlamentares.
Na reunião, o deputado Paulo Mota Pinto apresentou aos deputados a sua intenção de se candidatar, que já tinha anunciado na segunda-feira, em declarações à Lusa. As candidaturas terão de ser entregues até dois dias antes das eleições, no dia 5.
COM LUSA
Saiba mais:
- Augusto Santos Silva é o novo presidente da Assembleia da República
- Vice-presidentes da Assembleia da República eleitos na quinta-feira
- Listas de deputados geram confusão na eleição do presidente da Assembleia da República
- Deputados tomam posse e elegem novo presidente da Assembleia da República
- Ana Catarina Mendes diz que escolha de Santos Silva para Presidente da Assembleia da República “prestigiará” Parlamento
- Adão Silva é o candidato do PSD a vice-presidente da Assembleia da República
