País

Professora da Universidade do Porto suspensa: terá arremessado garrafa com ácido a colegas

Docente foi suspensa por 90 dias enquanto decorre um inquérito interno.

Professora da Universidade do Porto suspensa: terá arremessado garrafa com ácido a colegas

Uma professora da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto foi suspensa há cerca de duas semanas, depois de ter sido acusada de atirar uma garrafa de ácido nítrico a dois colegas. A instituição instaurou um inquérito para apurar os factos.

A docente envolvida é Paula Branquinho de Andrade, professora catedrática no Departamento de Ciências Químicas da Faculdade de Farmácia, responsável pelo Laboratório de Farmacognosia.

O incidente terá acontecido a 22 de novembro do ano passado. A professora terá arremessado uma garrafa de ácido nítrico a dois colegas de trabalho – um professor e uma funcionária da faculdade – que apresentaram queixa à Universidade e à Polícia de Segurança Pública (PSP).

A notícia foi avançada hoje pelo jornal Público e confirmada pela SIC Notícias junto da Faculdade.

De acordo com o jornal Público, fonte do Comando da PSP do Porto informou que os dois trabalhadores acusaram Paula Branquinho de Andrade de ter “arremessado um frasco, que continha um ácido, que se terá partido”.

Fonte da Faculdade de Farmácia confirmou à SIC Notícias que a alegada agressão “não foi episódio único”. À Universidade do Porto e ao Público, a professora declarou que se tratou de um acidente.