País

Falta experiência nas escolas aos docentes que dão formação inicial de professores

Um terço dos docentes a dar formação de professores não tem formação no ramo da Educação e os restantes não têm experiência a dar aulas no ensino obrigatório.

Falta experiência nas escolas aos docentes que dão formação inicial de professores

Um terço dos docentes responsáveis pela formação inicial de professores não tem formação no ramo da Educação e os que têm essa habilitação, não têm experiência a dar aulas no ensino obrigatório, ou seja, os cursos lecionados acabam por ser mais teóricos e menos práticos do que o que seria desejável. A conclusão é de um estudo do EDULOG, um Think Tank da Fundação Belmiro de Azevedo direcionado para a área da Educação, divulgado esta sexta-feira.

De acordo com a Rádio Renascença, o estudo analisou todos os 148 cursos e os 1.736 docentes que asseguram a formação inicial de professores e concluiu que quem está a formar os novos professores, tem falta de experiência a lecionar nas escolas.

David Justino, antigo ministro da Educação e atual membro do Conselho Consultivo do EDULOG, considera que o Ministério da Educação deveria “traçar um perfil do professor que quer ter nas escolas, para que as próprias escolas possam ajustar os seus currículos àquilo que é pretendido por parte do Ministério”, disse em entrevista à Rádio Renascença.

“Estamos a ensinar aspetos muito teóricos, mas que depois, eventualmente, têm pouca ligação com a prática letiva”, sublinhou David Justino.

O antigo ministro deixou também uma recomendação no sentido dos professores que dão formação aos novos docentes terem a possibilidade de fazer investigação nas escolas de modo a conhecer a realidade prática.

Veja também