País

Moradores da Granja apresentam queixa contra construção de passagem pedonal superior na estação de comboios

Defendem que obra será um obstáculo à mobilidade.

Moradores da Granja apresentam queixa contra construção de passagem pedonal superior na estação de comboios

Um grupo de cidadãos de Vila Nova de Gaia apresentou uma queixa no Ministério Público contra a construção de uma passagem pedonal superior na estação de comboios da Granja. Defendem que a obra está envolta em ilegalidades e que será um entrave à mobilidade.

Os moradores da Granja estão preocupados com o património urbanístico da zona e temem que a construção de uma passagem pedonal superior de 12 metros de altura seja um obstáculo à mobilidade.

No local, no apeadeiro da Aguda, já existe mesmo uma estrutura metálica instalada para atravessar a linha de comboio. No entanto, um grupo de cidadãos da praia da Granja pede a nulidade do processo e já apresentou uma queixa ao Ministério Público e ao Provedor da Justiça contra a Infraestruturas de Portugal.

Consideram que a agência portuguesa do Ambiente dispensou a avaliação de impacto ambiental e que a obra fere o Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Nova de Gaia.

A Infraestruturas de Portugal já disse que a opção adotada é a mais segura e a que oferece melhores condições de salubridade, fundamentando que, devido aos elevados níveis freáticos do local, não é possível fazer um túnel.

Quando contactada pela SIC, a Câmara de Gaia apenas diz que aguarda pela decisão dos tribunais. Até lá, recusa-se a pronunciar-se sobre o caso.