País

Milhares de crimes podem ser anulados devido ao chumbo da lei dos metadados

Tribunal Constitucional anulou lei que obrigava as operadoras a conservarem os dados das comunicações.

Milhares de crimes podem ser anulados devido ao chumbo da lei dos metadados

Milhares de crimes podem ficar sem punição devido ao chumbo da lei dos metadados. O Tribunal Constitucional anulou esta lei que obrigava as operadoras a conservarem os dados das comunicações. Este material servia para sustentar a acusação em vários processos e deixa agora de poder ser usado. Casos como o da morte do triatleta Luís Grilo, do cantor Mota Júnior e 8 mil processos de burla com MBWay estão em risco de serem anulados.

Os juízes do Tribunal Constitucional consideram inconstitucional que o Ministério Público e a Polícia Judiciária guardem dados tráfico e localização das comunicações dos suspeitos e arguidos.

Poderão estar em causa milhares de casos, como por exemplo o do triatleta Luís Grilo.

A defesa de António Joaquim já confirmou que vai avançar com um recurso extraordinário para o Supremo Tribunal de Justiça, até porque a Lei dos Metadados prevê a retroatividade até 14 anos.

Também o advogado do homicida do rapper Mota Júnior confirma, ao Jornal de Notícias, que acaba de interpor um recurso para o Supremo Tribunal de Justiça a pedir a absolvição de João Luizo, condenado em março de 2020 a 23 anos de prisão.

António Lopes Pereira afirma que o arguido foi condenado por prova recolhida de forma ilegal, com recurso a metadados.

O advogado sublinha que se for eliminada a prova das comunicações efetuadas, assim com os registos de localização, deixa de existir qualquer prova que coloque João Luizo na área do crime no dia e hora do mesmo nem no dia seguinte.

A declaração de inconstitucionalidade com força obrigatória e efeitos retroativos da Lei dos Metadados poderá comprometer também cerca de 8 mil processos criminais do caso conhecido como o das burlas por MBWay.

Para o Ministério Público as investigações de crimes poderão ficar comprometidas sem o acesso aos metadados.

Saiba mais: