País

Sócrates participou em programas e conferências a partir do Brasil durante os últimos meses

Ex-primeiro-ministro estará ainda inscrito num doutoramento em Relações Internacionais, na Universidade Católica de São Paulo, e terá também participado em ações políticas do partido dos Trabalhadores.

Sócrates participou em programas e conferências a partir do Brasil durante os últimos meses

José Sócrates não terá comunicado ao tribunal as viagens que tem feito ao Brasil, apesar de estar sujeito ao termo de identidade e residência que proíbe os arguidos de se ausentarem da morada por mais de cinco dias.

Contactado pela SIC, o ex-primeiro-ministro alega que não se sente obrigado a fazê-lo e acrescenta ainda que não pretende discutir a vida privada com estranhos e que chegaram sete anos de devassa judicial.

No entanto, nas várias conferências online em que participa não esconde as temporadas que passa no Brasil. Num vídeo de 21 de março de 2022, publicado no YouTube, o ex-primeiro-ministro assume publicamente o que tinha, à altura, em vista.

No mês seguinte, noutra tertúlia em que participava também o doutorado em Sociologia do Direito, Boaventura Sousa Santos e por quem foi interpelado, admite a permanência em São Paulo. Ainda em abril, reagiu à SIC, a partir do Brasil, às declarações de António Costa, na biografia de Mário Soares.

Já durante o mês de maio, participou como convidado num programa, no Brasil.

José Sócrates estará inscrito num doutoramento em Relações Internacionais, na Universidade Católica de São Paulo, segundo a revista Visão e terá ainda participado em ações políticas do partido dos Trabalhadores.

A omissão destas deslocações ao Brasil podem configurar uma violação da lei e o Ministério Público poderá promover a reavaliação das medidas de coação.

Saiba mais