Os serviços municipais de Coimbra recolheram no passado domingo 12 toneladas de resíduos provenientes do cortejo da Queima das Fitas, que regressou à cidade após dois anos de interrupção devido à pandemia da covid-19.
“Estes números representam uma redução de 18 toneladas relativamente ao último desfile de estudantes, em maio de 2019, em que foram recolhidas 30 toneladas de resíduos”, sublinhou a autarquia em comunicado.
Milhares de pessoas encheram no passado domingo o percurso da Queima das Fitas de Coimbra, com o desfile de 78 carros alegóricos, entre a Alta e a Baixa da cidade.
Segundo o município de Coimbra, a diminuição da quantidade de resíduos justifica-se “com a disponibilização de mais pontos de recolha de resíduos que facilitaram a separação e ainda com o facto de a Câmara, em articulação com a Comissão Organizadora, ter trabalhado na sensibilização para a redução de desperdício relativo às bebidas nos carros alegóricos”.
Este ano, a quantidade de cerveja foi limitada a 1.000 latas por carro alegórico para evitar os banhos habituais com a bebida, embora com um sucesso relativo.
A operação de recolha de lixo e de limpeza das ruas foi desenvolvida imediatamente a seguir à passagem dos carros alegóricos dos estudantes e envolveu 73 operacionais e 22 meios mecânicos da Divisão de Saúde e Ambiente da Câmara Municipal e da empresa SUMA.
SAIBA MAIS
- Serenata Monumental marca o arranque da Queima das Fitas em Coimbra
- Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais sustentável
- Cientistas de Coimbra desenvolvem novo material que pode substituir o plástico
- Museu da Ciência em Coimbra abre Gabinete das Curiosidades com inspiração em locais dos séculos XVII e XVIII
- Todas as ligações em Coimbra suprimidas em manhã de greve dos trabalhadores da CP, nem a bilheteira da estação abriu