País

Notícia SIC: reclusos com covid-19 devem ter acesso ao recreio uma hora por dia 

25.05.2022 20:25

FILE – In this Aug. 22, 2015 file photo, a Muslim Brotherhood member waves his hand from a defendants cage in a courtroom in Torah prison, southern Cairo, Egypt. In some cells in Iran, Egypt, Syria and other countries in the Middle East, prisoners are crammed in by the dozens, with little access to hygiene or medical care. So if one infection gets in, the novel coronavirus could run rampant. (AP Photo/Amr Nabil, File)

É uma medida que está a levantar polémica nas prisões. 

A Direção-Geral dos Serviços Prisionais ordenou que os reclusos com covid-19 tenham acesso a uma hora de recreio a céu aberto. Os guardas prisionais temem que esta decisão possa levar à escalada dos contágios dentro das cadeias. 

A Direção-Geral diz que é um direito consagrado na lei, e até uma questão de humanidade, que não esta a ser respeitado. Por isso, enviou uma diretiva a obrigar a abertura das celas e as portas dos recreios a todos os reclusos infetados. 

No e-mail a que a SIC teve acesso, exorta as 49 prisões do país “ao cuidadoso respeito pelos tempos mínimos de recreio a céu aberto, a garantir a todos os reclusos, doentes ou não”. 

Os guardas prisionais receiam a escalada dos contágios. A Direção-Geral considera que se trata apenas de cumprir a lei e que, desde o início da pandemia, os reclusos positivos tiveram sempre acesso a uma hora de recreio, menos quando havia surtos nas cadeias. 

Saiba mais

Últimas Notícias